terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CONCEITOS: ATENDIMENTO & CLIENTE

O que significa Atendimento?

Atendimento ao Cliente... o que significa isto? "Atendimento" é o ato de atender. E "atender" é dar, prestar atenção, tomar em consideração, acolher com atenção ou cortesia. É ter consideração, zelo, delicadeza, polidez. Essas são definições básicas que fazem toda a diferença no relacionamento com o cliente. É necessário atender bem nosso cliente? Claro, primordial!
Devemos estar sempre atentos às ações dos clientes, pois só assim saberemos quando e como mudar nossos métodos para melhor atendê-los. Visando sempre o crescimento da empresa, sempre com bom atendimento.
Para atendermos bem um cliente, precisamos esquecer que somos o dono do negócio e por algum momento, sentirmos e pensarmos como cliente, identificando a sua real necessidade, o que podemos oferecer em termos de qualidade e de acordo com aquilo que ele possa pagar.
Dizer que o cliente tem sempre razão não é uma tarefa tão simples, precisa de muita habilidade e competência, até porque nem sempre ele tem realmente razão.O grande desafio é fazer com que ele saia satisfeito, afinal nosso negócio depende dele. Muitas vezes, inovações surgem de reclamações que foram levadas a sério.
E o cliente terá sempre razão se quisermos tê-lo como nosso cliente; ele pode ate estar errado mas não podemos dizer isso a ele , temos que de uma maneira coerente, lhe mostrar isso , mas deixando claro que estamos ali para lhe servir e lhe ajudar.


O que significa Cliente?

O cliente é seu freguês, ele é que determina o sucesso do seu estabelecimento, empresa, loja e etc. Cliente, no fundo, sempre tem razão. É claro que existem exceções.São eles que pagam o leite das crianças e seus sonhos!


Dicas de abordar o Cliente para realizar o atendimento:

1. Seja acessível, tenha sempre um sorriso e não se esconda. Fique sempre em um lugar visível.
2. Tenha uma aparência de sucesso. Vista-se bem e use roupas que combinem com seu ramo de negócio. Aparente a realidade de seu cliente.
3. Fuja do convencional, não aborde o cliente com palavras negativas do tipo “pois não”. Seja um vencedor, cumprimente-o com um caloroso “bom-dia!”. Pergunte em que pode ajudá-lo ou se você já sabe o que o cliente quer, faça um comentário positivo sobre o produto ou serviço.
4. Ofereça seus serviços e se apresente como alguém que pode ajudar, não como quem deseja vender. As pessoas estão em busca de solução. Tenha um cartão de visitas para que o cliente se lembre do seu nome e possa voltar a falar com você.
5. Não seja “vendedor chiclete”. Lembre-se de que algumas pessoas odeiam ser tocadas. Muitas vezes, um sorriso agradável com um movimento de corpo gera mais resultado que um aperto de mão.
6. Demonstre harmonia, melodia e ritmo. Sua aparência precisa estar em harmonia com o que está falando e vendendo. Você deve escolher as palavras certas para dizer ao cliente (isso é melodia). E o ritmo da abordagem é o que dará o tom da venda – não acelere demais nem seja lento na frente dele.


Porquê se perde um cliente?
01% - falecimento do cliente
05% - mudança de endereço
05% - amizade com o concorrente
10% - vantagens oferecidas pelo concorrente
14% - reclamações não atendidas
65% - indiferença do pessoal que faz o atendimento

10 dicas para conquistar os clientes
Se dar bem no trabalho não depende somente do desempenho. Ter carisma e ser atento, por exemplo, também fazem você se destacar. Confira essas dicas para ser querida por todos!

1- Seja atenta: Estar atento a tudo e a todos vai fazê-la perceber que seu colega precisa de uma ajuda numa atividade, que sua chefe está ansiosa por causa de um projeto, e por aí vai. Depois, é só preencher essas lacunas. Mas cuidado para não exagerar e acabar estressada ou invadindo o espaço alheio.

2- Saiba ouvir: Quem não conhece uma história de um velho sábio que pouco falava? Pois é, a sabedoria é daqueles que mais ouvem do que falam. Pode parecer fácil, mas não é tão simples ouvir as pessoas. Comece praticando em casa, em seguida, amplie para os amigos até se tornar uma boa ouvinte.

3- Fale com o olhar: Os olhos falam mais do que uma frase inteira. Todos nós em algum momento dizemos algo com olhar. Veja o mundo ao seu redor, note as pessoas e olhe nos olhos ao se dirigir a elas, pois este é um dos passos fundamentais para conquistar alguem.

4- Respire corretamente: Não é a toa que as atividades de relaxamento trabalham com a forma de respirar. Ao ter uma respiração longa e profunda, você equilibra seu organismo, alcança a serenidade e transmite segurança e controle emocional, coisas que funcionam como ímãs.

5- Brinque com as palavras: Eis uma das mais incríveis ferramentas de comunicação. Mas não basta repetir palavras. Elas precisam ser verdadeiras, úteis e agradáveis, ainda que sejam durante uma ‘bronca’ em seu funcionário. Dica: esqueça os excessos: palavras eruditas, gírias, falar alto ou rudemente.

6- Use seu sexto sentido: Ouça e acredite na sua voz interior. Isso não tem nada a ver com misticismo, mas com seu eu mais íntimo, aquele que de fato sente, vê e ouve o mundo à sua volta. Siga sua intuição, ela a colocará à frente dos acontecimentos.

7- Bom humor é fundamental: Ter bom-humor é essencial para as relações. Faça um teste: dê um sorriso simpático e diga uma frase animadora, alegre,para aquela colega que sempre está resmungando. Você vai perceber que com o tempo a sisudez dela dará espaço para a alegria, pelo menos com relação a você.

8- Seja generosa: Para conquistar pessoas é preciso doar, o que significa compartilhar emoções, experiências, medos e anseios, sonhos, conhecimentos. Quando você pratica essa ação está exercitando o melhor de si.

9- Encontre o equilíbrio : Pode parecer subjetivo e distante dizer que você precisa ser uma pessoa equilibrada. Comece, então, fazendo isso com seu corpo, andando com firmeza e decisão. Sintase segura ao caminhar e com certeza as pessoas a verão de forma mais confiante e mais equilibrada.

10- Brilhe: Nunca chegue em um ambiente com uma postura simplória, entre resplandecente, transmita toda a sua energia aonde quer que vá. Seja um sol, brilhe e conquiste as pessoas. Aprecie o que vê no espelho e todos passarão a gostar também do que vêem. Os melhores conquistadores da história têm seu brilho próprio.

7 comentários:

  1. Adorei as dicas de atendimento, são aplicáveis e diretas.

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  2. A relação de atendimento ao cliente é a chave da empresa, para o sucesso ou fracasso. Gostei do artigo.

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  3. Muito bom... vale a pena testar e brilhar

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  4. Parabéns,tocou-me profundamente,despertei-me do sono profundo da iguinorãncia,e do meu talento que estava adormecido,obrigadoooo

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  5. Gostei parabens pelo autor .

    Vou praticar todas.

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  6. excelentes conceitos para um bom atendimento

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